Pode-se tirar grande proveito publicitário do legado teórico-empírico de Maslow, quando bem exploradas as dimensões da sua “hierarquia das necessidades” dos indivíduos, e também quando aplicadas às técnicas criativas das agências.
Se, propositadamente, cruzarmos pesquisas demográficas com o trabalho de Maslow, poderemos verificar que alguns estratos sócio-econômicos, principalmente aqueles mais perto do topo da pirâmide, demandam por status, reconhecimento e um sentimento de auto-realização. Neste sentido, a comunicação publicitária poderá adaptar o conhecimento teórico aos insights criativos (chamo isto de insight orientado – de autoria própria).
Juntando-se teoria e prática criativa, funciona assim:
Tomando-se o exemplo do Ford Fusion 2008:
“Inovação e estilo em todos os detalhes. Quem dirige um Ford Fusion fez por merecer”.
O termo “estilo” está perfeitamente adaptado ao indivíduo experiente, com personalidade marcante, e que percebe os atributos do veículo como algo que pode casar perfeitamente com a sua atual posição social. Extendendo-se o conceito, o Fusion é o carro para alguém que “chegou lá”! Este argumento é validado pela expressão “fez por merecer”, ou seja, aquilo que legitima a integração do produto com o indivíduo que, ao longo da vida, conquistou estabilidade e posição social. Logo, o estilo fusion é o estilo de quem fez por merecer.
Por outro lado, nós sabemos que a vida é uma constante busca por realizações e conquistas. Sendo assim, se você não tem um Fusion, é porque ainda não fez por merecer! No contexto de Maslow, o carro foi produzido (e comunicado) para um público seleto de consumidores, que demandam por produtos que sustentem o seu status.
Percebam então que macete interessante. Podemos enquadrar os perfis de consumidores dentro da pirâmide de Maslow. Ao se fazer isto, podemos saber o que as pessoas estão procurando para satisfazer as suas necessidades (indicadores). Daí, então, segue a adaptação da comunicação ao contexto de vida de um público-alvo homogêneo.
Luciano K Ijaille
Atendimento / Planejamento
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário